sábado, 17 de janeiro de 2009

Kusudama sua origem

Kusudama
Saquinho contendo ervas era usado no Japão, antigamente, para afastar o mal e as doenças
(Colaboração: Sandra Iamamura/NB Fotos: Alexandre Sperandio / Divulgação)
Genericamente falando, kusudama são bolas decorativas, com feixes de fios coloridos dependurados sob elas e que são utilizadas, no Japão, como uma espécie de móbile, para enfeitar o ambiente.
O nome kusudama, que literalmente significa “e bola de remédio” (dkusu = kusuri = remédio ama = tama = bola), servia, originalmente, para afastar o mal, para garantir a saúde das crianças, como costumava-se empregar na China. No Japão, não era diferente, havendo o costume de pendurar saquinhos contendo ervas medicinais sobre as cabeceiras das camas de doentes durante a Era Heian (sécs. VIII~XII). Com o tempo, esses saquinhos passaram a ser ornamentados e perfumados com fragrâncias, funcionando como aromatizadores e, atualmente, para a decoração de ambientes.
Além de elementos decorativos, os kusudama também são associados, no arquipélago, a eventos comemorativos, como o internacionalmente conhecido Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – celebrado anualmente no mês de julho (no Brasil, comemora-se o festival no bairro da Liberdade) – além de inaugurações, formaturas, casamentos, etc.
http://www.nippobrasil.com.br/2.semanal.culturatradicional/355.shtml

Nenhum comentário: